English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Acidentes / Mortes no Ciclismo


Há cada vez mais pessoas a utilizarem a bicicleta de, seja por questões de saúde económicas ou ambientais o número de ciclistas nos últimos anos tem vindo a aumentar significativamente. Infelizmente assim como o número de utilizadores tem aumentado os acidentes e consequentes mortes também… Burry Stander, famoso ciclista de BTT, é um dos exemplos que mais chocou o mundo. Os estudo feito pela ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária) que remonta à analise de 2012, mostram que enquanto é um decréscimo do numero de acidentes na rodovia, ao nível dos elementos mais frágeis, peões e ciclistas, verifica-se um aumento quer nas vitimas mortais, quer nos feridos graves. É portanto um problema que deve ser resolvido o quanto antes.

Causas de se verificarem mais vítimas mortais e feridos graves:

Falta de civismo por parte dos automobilistas.
Desrespeito pelos ciclistas.
Excesso de velocidade.
Estradas mal preparadas para a utilização das bicicletas.


A verdade, é que a bicicleta, que cada vez mais é um elemento do tráfego e que devia ter as mesmas prioridades que os outros elementos nomeadamente carros e motos, não as tem. Infelizmente, o código na estrada não está a proteger os ciclistas e a utilização da bicicleta. O número de acidentes a envolver bicicletas tem vindo a aumentar. Só no ano passado morreram vinte e nove ciclistas nas estradas nacionais. Com o crescente aumento de portugueses a usar este veículo, o governo está a preparar nova legislação. O objectivo é aumentar a segurança na convivência entre ciclistas e automobilistas. Há vários aspectos que devem ser alterados, para maior segurança do ciclista e para maior defesa dos direitos de um ciclista:

Circulação a Par
Mais prioridade do automóvel
Obrigatoriedade de circulação em ciclovia

Para uma boa convivência entre o ciclista é o automobilista, com via a reduzir a sinistralidade, ambos (ciclista e automobilista) devem ter em conta vários aspectos:

o Quanto aos ciclistas:

1. Usar sempre capacete e o equipamento básico para a prática da modalidade.
2. À noite usar sempre luzes e roupa reflectora;
3. Não use fones enquanto está a andar de bicicleta
4. Circule nas ciclovias, senão existirem, faça-o à beira da estrada e em qualquer caso, sempre tão certo quanto possível. Não circule nas estradas onde as bicicletas são proibidas.
5. Avisar com antecedência as manobras que serão executadas, usando os braços para indicar.
6. Respeite os sinais de trânsito (pare, semáforos, etc.).
7. Nunca solte as mãos do guiador.
8. Não se proteja do vento atrás de carros.
9. Evite andar em dias com má visibilidade (chuva, nevoeiro pesado, etc.).
10. Não use a bicicleta sob a influência de álcool, drogas, etc.

o Quanto aos automobilistas:

1. Se tiver um ciclista à sua frente manter uma distância segura
2. Caso tenha que ultrapassar um ciclista deixar no mínimo de 1,5 metros de distância
3. Respeite o ciclista e a bicicleta. Não se esqueça que a bicicleta tem o mesmo direito de circular na estrada como um carro.
4. Quando está a ultrapassar ou está perto de um ciclista evite buzinar ou fazer manobras bruscas que poderão assustar o ciclista.
5. Caso venha um ciclista, não tentes ultrapassar um veículo, embora a bicicleta seja muito mais pequena, esse movimento pode assustar o ciclista. Espera que o ciclista passe e depois sim, ultrapassa o veículo.

Se todos nós seguir-mos estes conselhos iremos construir assim um tráfego melhor, mais seguro e com menos acidentes para o ciclista. Os números de vítimas mortais nos últimos tempos, são preocupantes! Têm havido várias campanhas e manifestações contra estes números assistidos. Esperemos que dêem resultados, para que os ciclistas se possam sentir mais seguros nas estradas.
 


Amigos fica aqui esta camisola dedicada a este tema , se a quiserem comprar , enviem um  email para este contacto : paulojfs@gmail.com







1 comentário:

  1. algumas ciclovias tambem não são apropriadas para os ciclistas , porque estão " atulhadas " de peões , nas ecopistas vão circular peões e bicicletas mais lentas , para muitos ciclistas que fazem competição isto e um problema
    acerca da camisola , para promover a visibilidade deveria ter cores claras ou de alta visibilidade
    isto e apenas a minha opinião

    ResponderEliminar